• 30/05/2016// Por: Camila Pavani

    ONG promove ação para quebrar alguns estereótipos de gênero

    video-interna

     

    Professoras de uma escola de Londres, na Inglaterra, em parceria com a ONG Inspiring the Future (Inspirando o futuro, em tradução livre) fizeram uma atividade para ensinar crianças a abandonar estereótipos e inspirá-las a pensar no futuro profissional.

    Uma educadora pediu para cada um dos seus alunos desenhar bombeiros, cirurgiões e pilotos de avião. No vídeo, as crianças aparecem dando nomes para os profissionais que elas desenharam, listando as ferramentas de trabalho deles e contando como imaginam que são essas pessoas.

    O resultado foram 61 desenhos representando homens nestas profissões e apenas 5 mostrando mulheres como pilotos, bombeiros ou cirurgiãs.

     

    Estereótipos de gênero

    No total, foram feitos 66 desenhos, destes, apenas 5 tinham mulheres desenhadas. Depois de terminarem a atividade, a professora pergunta para os alunos se eles gostariam de conhecer aqueles profissionais que eles desenharam.

    Eles dizem que sim e entram três mulheres: uma bombeira, uma cirurgiã e uma pilota. A pilota e a bombeira aparecem usando capacetes e quando tiram, é possível ver a cara de espanto das crianças.

    Uma das crianças, inclusive, não acredita e diz que elas estão fantasiadas. Tamsem é cirurgiã no Sistema Nacional de Saúde, Lauren é pilota na Força Aérea Real e Lacey trabalha como bombeira na Brigada de Incêndio de Londres.

    Vale lembrar que os nomes dados às profissões em inglês não tem gênero (diferente do que acontece no nosso idioma), portanto, não seria possível justificar que os pequenos foram influenciados pelo gênero da própria palavra.

     

    Futuro profissional

    A gravação feita pela ONG Inspiring the Future foi feito para exemplificar um dado importante: estereótipos são definidos entre os 5 e 7 anos de idade.

    O objetivo da ONG é conseguir que profissionais reservem uma hora por ano para encontrar e falar com jovens sobre carreira, educação e os caminhos que trilharam até conseguir chegar onde estão hoje e, desta forma, inspirá-los.

    O trabalho realizado pela instituição é de unir estes profissionais voluntários a professores para ajudar as crianças a fazerem conexões entre o que estão aprendendo e o futuro delas.

     

    Assista ao vídeo na íntegra:

     

    Fonte: Bolsa de Mulher e Hypeness


    Gostou? Compartilhe


Taty Ferreira

Blogueira

/acidezfeminina
/acidezfeminina
/AcidGirlTestosterona
/acidezfeminina
/AcidezFeminina
/AcidezFeminina
Olar bandiputo!!!

Natural de Araxá/MG, tem 30 anos, é blogueira, youtuber, empresária, escritora, modelo, atriz e mentirosa. Produz conteúdo para a internet desde 2009 e ama o fato de poder trabalhar usando pijama. Tem uma missão de que é lembrar as mulheres de depilarem seus bigodes. Você, mulher, já depilou seu bigode essa semana?