• 17/04/2017// Por: Taty Ferreira

    Qual a importância da menarca

    menarca

     

    “Se tornar mocinha” é um termo antigo e brega que já está em desuso, mas por muito tempo foi usado quando a menina menstruava pela primeira vez. Esse termo era usado pois esse é o marco do início do desenvolvimento do corpo da menina para ir aos poucos se tornando mulher, logo, a primeira menstruação é repleta de mudanças, incertezas e inseguranças!
    Hoje, aqui no Acidez Feminina, vamos entender um pouco mais sobre esse momento delicado na vida das mulheres!
    “Menarca” esse é o termo médico usado para denominar a primeira menstruação, ela acontece em média entre 11 e 14 anos (mas é aceitável como normal entre 9 e 16 anos).
    Menstruar é igual a poder ter filhos, ou seja, engravidar!
    Mas afinal, o que é menstruação?
    É a descamação da parte interna do útero (quando não ha gestação) e isso sai pela vagina como sangue. Isso ocorrerá todos os meses desde que não esteja grávida.
    A primeira menstruação vem acompanhada de várias mudanças na parte física, hormonal e psicológica da menina, como por exemplo o surgimento do “botão mamário” que é o início do crescimento das mamas, além do aparecimento de pêlos, principalmente na região genital, mudanças na voz, na pele (espinhas!!!!). A garota vai começar a lidar com todas essas alterações, que aparecem todas de uma vez, como uma avalanche de hormônios vindo em direção a ela!
    Além dessas alterações, que todos podem ver, tem aquelas que ninguém consegue ver, e por isso são mais difíceis de controlar, pois a jovem nunca saberá se é normal ou se só ocorre com ela!
    Cólicas: Insuportáveis e todo o mês? Sim! E bate aquele arrependimento de não ter nascido homem! Mas saiba que existe tratamento!
    TPM: A menina sabe que existe e cansa de ouvir falar sobre isso, mas quando chega sua vez não entende como ela pode rir e chorar num intervalo de 30 segundos.
    Irregularidade menstrual: “me preparei toda para o dia 7, e nem sinal do sangue?” Pois é! Até seu corpo (e você) se acostumar ele vai te pregar algumas peças!
    Fluxo menstrual: Caso você esteja usando mais de cinco absorventes por dia, se sentindo fraca durante a menstruação e o fluxo te incomoda, saiba que não é assim pra todo mundo e na maioria dos casos tem causa e tratamento
    Corrimentos: Calma! Você não está com uma DST. A menstruação traz toda uma alteração da flora vaginal, isso favorece o surgimento de secreções!
    Doutor, quais conselhos você dá para a menina conhecer melhor seu ciclo?
    O ideal é anotar todos os dados da menstruação, pelo menos nos primeiros ciclos
    Que dia desceu?
    Que dia parou?
    Quantos absorventes usei por dia?
    Intensidade das cólicas?
    Presença de “escapes” ou sangramento fora do período menstrual?
    Existem aplicativos que te ajudam a fazer esse controle dia a dia, inclusive listando como está sua pele, se houve ou não desejo sexual, etc…
    Assim você consegue se conhecer e estar pronta para qualquer surpresa. Além disso leve essas informações anotadas ao seu médico, ele poderá te auxiliar nesse começo de vida adulta (e ele ficará muito feliz em ver sua preocupação e organização).
    Uma das principais dúvidas no consultório:
    Como sei se meu fluxo é normal?
    O fluxo deve durar de 3 a 5 dias, podendo ter variações. Se achar que está com sangramento por mais tempo ou maior quantidade do que o normal, procure seu ginecologista.
    A vida da mulher é sempre cheia de novidades. Quando você estiver habituada à menstruação virá a primeira relação sexual, a vida adulta, a gravidez, a menopausa…
    Então calma que é só o começo!
    Cabeca Bruno Jacob


    Gostou? Compartilhe


Taty Ferreira

Blogueira

/acidezfeminina
/acidezfeminina
/AcidGirlTestosterona
/acidezfeminina
/AcidezFeminina
/AcidezFeminina
Olar bandiputo!!!

Natural de Araxá/MG, tem 30 anos, é blogueira, youtuber, empresária, escritora, modelo, atriz e mentirosa. Produz conteúdo para a internet desde 2009 e ama o fato de poder trabalhar usando pijama. Tem uma missão de que é lembrar as mulheres de depilarem seus bigodes. Você, mulher, já depilou seu bigode essa semana?