Patrocinado
cabecalho grande 970x90 1

A difícil missão das mulheres maduras no mercado de trabalho

empreendedorismo fotografico laranja instagram post 1024 × 574 px
de |
287988119 578313343653893 6142030300158097525 n

O envelhecimento feminino por si só já é um grande tabu na sociedade. Do uso de cremes rejuvenescedores até os mais variados tipos de procedimentos estéticos para inibir os sinais do tempo, a mulher madura acaba sofrendo com preconceito em todas as áreas da vida, mas na profissional as barreiras podem ser ainda mais difíceis de lidar.

Depois dos 50 anos, o etarismo acaba sendo um problema a mais para elas. A dificuldade se manifesta na inserção ou reinserção da mulher mais velha no mercado, além de no dia a dia em seus postos. A mulher de cabelos brancos, por exemplo, pode ser vista como desleixada e de aparência pouco profissional, coisa que não acontece com o homem grisalho.

Quando se trata de cargos de liderança, o cenário para a ascensão feminina é ainda mais crítico. Segundo um levantamento da BR Rating, somente 3,5% das companhias têm CEOs mulheres e 16% têm mulheres em cargos de diretoria. Já 19% das corporações têm mulheres em cargos de gerência.
Quando se pensa no futuro, os setores que devem ter mais participação dessas mulheres são os de cuidados infantis e educação, saúde e vida assistida. Porém outras áreas não deveriam limitar o acesso desse público à empresa, já que possuir mulheres mais experientes pode gerar inúmeros benefícios para as companhias como tomadas de decisões mais assertivas, vasta rede de contatos, responsabilidade e ética.

Debater o mercado de trabalho para mulheres 50+ de forma transparente é uma maneira, mesmo que ainda sutil, de tentarmos combater o preconceito e reverter a atual situação por meio da potência da maturidade.

Mas e você, conhece alguém que já passou por alguma situação por causa da idade no mercado de trabalho? Conta para gente!

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.