25 de fev |

Em quem você pensa quando imagina alguém à frente de uma grande empresa de tecnologia? Ou até mesmo quando precisa de um profissional para arrumar um computador? Normalmente a imagem que vem a sua mente é a de um homem, né?
Essa conexão que fazemos quase que instintivamente, não é por acaso. Mulheres sempre foram sub-representadas no ramo da Tecnologia da Informação (TI). Só que isso pode estar perto de mudar!
A profissão, considerada a mais promissora do futuro, tem ainda pouca presença feminina. Ao todo, apenas 20% de todos os profissionais brasileiros são mulheres, no entanto, a partir dos índices dos últimos cinco anos é possível perceber que o número da atuação delas no ramo quase duplicou. Houve um crescimento de 60% na representatividade feminina na área – passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil.
A participação desigual de gêneros acontece desde a infância. Normalmente as meninas são desestimuladas a desenvolver suas habilidades em tecnologia, fazendo com que criem pouco interesse pela profissão.
E os desafios não param por aí. Mulheres que decidem ser exceção à regra, acabam tendo que lidar com o machismo no dia-a-dia, tanto em piadas quanto em disputas desiguais, já que pelo preconceito muitas vezes acabam perdendo oportunidades para candidatos menos qualificados apenas por serem mulheres.
E você, já passou por algum perrengue na profissão por ser mulher? Conhece muitas mulheres na área de TI?