Patrocinado
cabecalho grande 970x90

Estudo revela que homens são menos inteligentes do que pensam

dia da criatividade post para instagram 1024 px × 574 px
de |
dia da criatividade post para instagram

Homens tendem a acreditar que seu quociente de inteligência (Q.I) é bem maior do que realmente é, enquanto mulheres costumam se subestimar. Isso é o que diz um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, que demonstrou que esses resultados são reflexo dos papéis de gênero na sociedade.

De acordo com a pesquisa, mesmo que o QI seja um método questionado como medidor preciso da inteligência, os pesquisadores explicam que a pesquisa é bem esclarecedora. De acordo com eles não existe ‘gênero inteligente’ mas os homens sempre superestimam seu nível intelectual.

Algo que os estudiosos chamam de “quociente de masculinidade”, tem reflexos na forma como as pessoas avaliam suas habilidades cognitivas. Quanto mais “masculina” é uma pessoa, mais inteligente ela se acha. e essa ideia pode ter raízes na infância que vão desde atitudes dos pais sobre os papéis sociais de gênero, até elogios e críticas que crianças recebem de seus professores na infância.

E isso pode ter implicações diretas na diferença de participação dos gêneros em algumas carreiras como ciências exatas ou engenharia, podendo impactar inclusive na desigualdade salarial entre homens e mulheres. Por falta de autoconfiança as mulheres acabam se candidatando menos a cargos altos em empresas e homens continuam acreditando que a participação feminina deva ser inferior.

Já passou da hora de isso ser mudado né? O que você acha?

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.