É saudável fazer sexo durante a gravidez? Veja opinião de um especialista
Sexo é bom e todo mundo gosta!
Uma dúvida muito frequente no consultório de um obstetra é a seguinte: “Dr. agora que eu estou grávida, vou ter que parar de ter relações com meu marido/namorado? O sexo pode machucar o nenê?”
Realmente, para um casal recém-casado e no auge da paixão, 9 meses sem sexo é muito! Na verdade, para algumas pessoas uma semana já pode ser muito.
E ai? O que fazer?
Essa semana, Dr. Bruno Jacob vai tirar todas suas dúvidas a respeito do sexo na gestação, vamos lá?
As pacientes ficam receosas sobre o sexo, ainda mais quando a gestação vai se aproximando do termo. A impressão é que o seu parceiro pode machucar o nenê, ou algumas posições podem apertá-lo no útero!
A notícia boa é que você pode sim ter relações durante a gravidez, do início ao fim, e elas não fazem mal para seu nenê!
Em relação a preocupação dos casais se o sexo machuca o bebê, tanto pela penetração como pelas posições!
Mito!
O seu filho é muito bem protegido de infecções pelo tampão mucoso e pelas membranas que recobrem todo o feto, e muito bem protegido de traumas pela espessa camada muscular do útero e pelo líquido amniótico. Logo isso é uma lenda!
Obviamente existem contraindicações para ter relações sexuais durante a gestação, e devem ser respeitadas rigorosamente caso haja necessidade! São elas:
– Placenta prévia
– Sangramento
– Dores abdominais
– Risco de parto prematuro
– Incompetência do colo uterino
– Rotura prematura das membranas
– Parceiro com herpes genital
Essas condições não são tão comuns e caso você não tenha nenhuma delas, o sexo está liberado por 9 meses!
Em alguns casos, na verdade, ele inclusive é indicado para pacientes que já estão com os 9 meses e não estão entrando em trabalho de parto. O seu médico pode recomendar que você tenha relação para estimular o colo e iniciar a dilatação.
Muitas mulheres questionam também a respeito da libido!
Ocorre que algumas mulheres podem estar com o apetite sexual aumentado durante a gravidez, em outros casos pode estar diminuído.
Na gravidez o fluxo sanguíneo para os órgãos pélvicos está maior, assim sendo, algumas mulher podem ter aumento da sensibilidade e assim, maior prazer e sensibilidade na relação, já outras podem experimentar desconforto no sexo por conta da vulva estar edemaciada.
Outras mulheres perdem a vontade de sexo por estarem mais cansadas, com dor nas mamas, dor nas costas ou por conta dos enjôos ou da incontinência urinária. Ninguém se sente a vontade para ter relações nesse estado certo?
Além disso a labilidade hormonal pode fazer com que a mulher sinta uma vontade enorme de fazer sexo, isso é muito comum nas gestantes.
Ou seja, você poderá ter uma vontade insaciável por sexo na gravidez, ou, poderá perder totalmente a vontade e a libido, e isso não dá para saber em quem acontecerá.
A atividade sexual é muito importante para a saúde da mulher e do casal.
O ideal é não deixar de namorar por medo de machucar o bebê ou atrapalhar a gestação. Se não houver contraindicações, o sexo está liberado para as gestantes.