29 de maio |

A palavra estranha, que parece misturar s3x0 e sono, em tese é bem isso mesmo. O termo designa um distúrbio que faz com que a pessoa manifeste um comportamento s3xual pouco usual enquanto dorme, envolvendo ou não outro indivíduo.
Parece até uma mentira inventada para explicar comportamentos indecentes, né? Mas a verdade é que o problema existe e começou a repercutir nas redes sociais a partir da história de um tcheco, de 33 anos, que, dormindo, assediava a namorada, mas quando acordava não lembrava de nada.
Em entrevista ao jornal O Tempo, o psiquiatra Dirceu Valladares contou que a condição foi registrada pela primeira vez em 2003, e que já teve quatro pacientes com a disfunção, dois inclusive se deram em meio a um processo criminal. Segundo estudos recentes, cerca de 3% da população já vivenciou ao menos um episódio do distúrbio.
Não existe uma explicação exata sobre a origem do problema, mas é sabido que alguns fatores podem alterar o ciclo de sono como, casos de longa privação de sono, ingestão de bebidas alcoólicas e presença de transtornos de humor, ansiedade ou estresse.
É recomendado que casos como esses sejam investigados e tratados pois podem gerar acidentes e até repercutir em situações de abuso s3xual, nos quais o paciente precisa responder legalmente por isso.
E você, já passou por algo parecido ou conhece alguém que teve essa experiência inusitada?