01 de maio |

Você sabe o que é autoestima intelectual? Muitas vezes associamos a palavra somente à percepção física de nós mesmas, o quanto nos gostamos e nos consideramos bonitas, só que nossa confiança sobre o intelecto pode nos afetar mais até do que outros aspectos externos.
Na prática, a autoestima intelectual está diretamente ligada a como nos sentimos em ambientes profissionais ou acadêmicos. É a confiança que temos em nossas capacidades e conhecimentos.
A falta de confiança intelectual pode interferir na tomada de decisões corporativas ou mesmo em apresentações escolares cotidianas. Por não acreditar na própria habilidade, uma grande oportunidade pode se transformar em um autoboicote para várias pessoas. E esse fenômeno é muito mais comum do que a gente pensa.
Conversando com uma amiga que considero brilhante, fiquei surpresa quando descobri que ela, que já escreveu artigos premiados, apresentou trabalhos incríveis e arruma sempre uma solução para os problemas diários de todos, não se sentiu confortável em aceitar uma proposta de emprego por não achar que merecia…
A sensação de que o sucesso atingido não foi justo é bastante comum, principalmente em mulheres. A síndrome da impostora faz parte do dia a dia de profissionais e estudantes que,no geral, têm plena capacidade e talento para fazer o que quiserem.
E você, já se sentiu assim alguma vez? O que fez para ganhar mais confiança?