Patrocinado
cabecalho grande 970x90

Você sabe o que é pobreza menstrual?

pink and white menstrual suggestion reminder instagram post 1024 px × 574 px 1
de |
pink and white menstrual suggestion reminder instagram post 1024 px × 574 px

Já pensou ter que usar tecidos, jornais, ou até mesmo miolo de pão como item de higiene durante a menstruação? Parece um absurdo cogitar isso né? Mas a verdade é que a falta de acesso a produtos de higiene nesse período, a chamada pobreza menstrual, existe e atinge mais pessoas do que você imagina.

De acordo com uma pesquisa da Sempre Livre, 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual no Brasil e 30% conhecem alguém que é afetado. Os dados são também bastante expressivos quando se trata de adolescentes em idade escolar. Uma pesquisa da UNICEF revelou que mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

A pobreza menstrual é causada ainda pela falta de informação, dinheiro e apoio, e pode afetar diretamente a saúde mental e física das mulheres.

Uma sociedade na qual as mulheres escondem absorventes e se sentem envergonhadas ao tocarem no assunto reflete o tabu sobre o tema. Para se ter uma ideia, uma em cada quatro meninas no Brasil faltam à aula por não possuírem absorventes, e dessas, 50% nunca falaram sobre o assunto na escola.

Recentemente, depois de vetos anteriores, foi aprovada a distribuição gratuita de absorventes para estudantes carentes, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias no Brasil. Porém mesmo com certos avanços, a melhora nessa área ainda caminha a passos lentos e deve ser mais discutida para alcançarmos a realidade ideal no quesito saúde pública feminina.

E aí, você já passou por alguma situação complicada referente a menstruação? Compartilha com a gente.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.